EAD - Ensino à Distância Ágape Guia Profética 2020 Acesse a Loja do Expressão que Adora Culto Online 19/04/2020 Células Ágape - Horarios e endereços

quarta-feira, 27 de março de 2013

Discípulos de Honra

Textos:  Mt. 1:1-17 e Js. 2:1-21

HONRA: glória, atribuir valor, riqueza, reputação (majestade), esplendor, preferir, receber, aceitar, considerar válido e legitimo. No hebraico: Kabod, a honra sempre está ligada a riqueza, sucesso, êxito, prosperidade.
Honrar: estimar altamente, mostrar respeito, glorificar, exaltar.

DESONRA: significa: rejeitar, não receber, considerar inválido, ilegítimo.

Segundo a Bíblia, Raabe era uma prostituta, uma mulher que obtinha  seu sustento  da prostituição. Aparentemente é até meio estranho  usar a vida de uma prostituta como exemplo de um discípulo de honra. Mas, o que precisamos entender é que o passado de uma pessoa pode até ter sido marcado por desonra, mas Jesus é Aquele que apaga o passado desonroso de uma pessoa, dando-lhe a oportunidade de construir um futuro de honra.


Apesar de Raabe ser conhecida deste forma, quando foi posta diante da oportunidade de ter sua sorte mudada pelo Deus de Israel, sua decisão não foi outra, ela disse ‘SIM’!
Raabe passou a ter atitudes dignas dos discípulos de honra. Por isso, vale a pena conhecermos um pouco do perfil desta mulher. Não enfatizaremos aqui o seu passado, mas mencionaremos as atitudes que garantiram a ela um futuro de honra.

1º Perfil de um Discípulo de Honra –  Ter um coração arrependido

“Por isso, disse à mulher: Perdoados estão os teus pecados.” (Lucas 7:48)

Quem ara Raabe? Uma prostituta ou, corrigindo, uma pecadora arrependida. Isto faz toda a diferença na vida de qualquer pessoa. Um discípulo de honra não é aquele isento de pecado ou que nunca falha, é aquele que está sensível aos seus erros e, muito mais que reconhecê-los, sabe corrigi-los!

Ela queria ser livre daquilo que a escravizava, mas entendeu que esta libertação só poderia vir de um Deus grande e poderoso. Ela ouviu falar desse Deus; ela creu nesse Deus; ela queria praticar os mandamentos desse Deus (Josué 2:9-11).

Do que você ainda precisa ser livre? Que áreas da sua vida ainda há necessidade de libertação? Você tem ouvido tanto falar de Jesus, mas, hoje, qual é a sua decisão diante d'Ele?  

 2º Perfil de um Discípulo de Honra –  Ter um coração sábio

“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata com as próprias mãos a destrói.” (Provérbios 14:1)

Raabe sabia que a cidade de Jericó seria entregue por Deus ao povo de Israel, e que todos os moradores de Jericó morreriam. Mas Raabe não queria morrer, nem ver sua família morta. Quando soube que os homens enviados por Josué estavam na cidade para espiá-la, o rei de Jericó enviou homens para matá-los, mas Raabe os escondeu em sua própria casa, e não foram encontrados.
O discípulo de honra é assim, diante das decisões mais cruciais da sua vida, seu coração sempre age com sabedoria. Que sábio foi ela ter decidido ficar do lado do povo de Deus e ter confiado a sua vida e a de sua família nas mãos de Deus! Mesmo em face do perigo de seu plano não dar certo, ela arriscou tudo por aquilo que acreditava ser o correto.
Você tem agido de misericórdia para com os de sua casa? As decisões que você tem tomado, mesmo que sejam tão difíceis, têm proporcionado um final feliz?

3º Perfil de um Discípulo de Honra –  Ter um coração aliançado


“A intimidade do Senhor é para aqueles que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.” (Sl. 25:14)

Raabe era uma mulher de honra, porque foi fiel ao que combinou com aqueles israelitas, colocando o cordão de fio vermelho na sua janela (Josué 2:17-21). Um discípulo de honra ama, preza e vela pelas suas alianças, pois sabe que elas são a garantia da vitória sobre o mal, sobre a morte, sobre a perda! As alianças trazem recompensa! Seja aliança do matrimônio, da família, dos pastores, do discipulado, da amizade, e com o próprio Cristo. O discípulo de honra sabe que o segredo da vida e da vitória está nas verdadeiras alianças!
Você tem se aliançado de fato com aqueles que valem a pena? Tem sido fiel às suas alianças? Tem honrado suas alianças?

Desejo a você que este tempo no meio dos discípulos de Deus só engrandeça o seu chamado e consolide este coração de discípulo de honra que já bate dentro do seu peito. Que nestes dias uma unção poderosa da parte de Yeshua o capacite para encontrar os ‘Raabes’ desta geração e fazer deles discípulos de honra a partir de você!


Pr Cesar Rogerio Bughi

Nenhum comentário:

Postar um comentário